A partir de janeiro de 2017 o salário do prefeito de Mossoró passará a ser de R$ 30.339,47 e o do vice-prefeito de R$ 18.203,69.
O aumento de 28% foi aprovado pela Câmara Municipal, em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (29).
Os vereadores já havia aprovado o mesmo índice de aumento para os seus subsídios, também com validade a partir de janeiro do próximo ano, conforme consta em lei.
O projeto de lei do aumento salarial do prefeito e vice-prefeito foi apresentado e colocado em votação, no estilo vapt-vupt, para atender pedido dos auditores fiscais do município.
É que os salários da categoria, somados à produtividade, devem alcançar até 80% do salário do prefeito, com isso, havia a necessidade desse segmento ser atendido que, indiretamente, fica o valor do contracheque no final do mês fica atrelado ao salário do prefeito.
O prefeito Silveira Júnior (PSD) não deve sancionar o projeto, a exemplo do que fez com o projeto de aumento salarial dos vereadores. Com isso, caberá ao presidente da Casa, Jório Nogueira (PSD), promulgar a lei.
Vale lembrar que Jório não assinou, nem votou, o projeto que aumenta os salários do prefeito e do vice-prefeito, da forma como fez no projeto que beneficiou os vereadores. Porém, ele promulgou.
No aumento dos subsídios dos vereadores houve reação. Movimentos estudantis ocuparam a Câmara exigindo que a lei fosse revogada, mas acabaram sendo vencidos pelo cansaço.