O senador José Medeiros (PSD-MT) causou nova polêmica nesta segunda-feira 31 ao falar das ocupações dos estudantes em escolas de todo o Brasil.
Segundo ele, boa parte dos alunos está nas ocupações "para fumar maconha". "Eu vou te falar uma coisa: desses meninos que estão na escola, boa parte, tem uns lá que é para fumar maconha. Estão indo lá para fumar maconha e matar os outros. Acabaram de matar um", disse.
Os senadores petistas reagiram com indignação: "Que desrespeito! O que é isso, senador?", rebateu a senadora Fátima Bezerra (PT-RN). "Senador Medeiros, isso é um absurdo", afirmou Lindbergh Farias (PT-RJ).
"Você chega para os meninos, para boa parte deles, e pergunta: 'Você sabe por que você está aqui?' 'Ah, porque eu sou contra a PEC do ensino.' 'O que diz ela?' 'Eu não li.' Boa parte deles. Essa é a verdade", acrescentou o parlamentar.
Medeiros já havia causado polêmica recentemente quando disse que os alunos que fazem parte do movimento são "doutrinados". A declaração gerou um discurso indignado da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que disse que ele desrespeitava os estudantes, ao insinuar que eles não sabiam pensar.