O ex-diretor da polícia federal americana (FBI) James Comey deu neste domingo (15) sua primeira entrevista à TV desde que foi demitido por Donald Trump, no ano passado. Ele falou ao programa 20/20, da rede americana ABC, e disse que o presidente dos EUA mente constantemente e que Trump praticou obstrução de Justiça na investigação sobre a interferência da Rússia na eleição de 2016.
Comey, que também lança o livro “A Higher Loyalty”, com acusações contra o presidente norte-americano, afirmou que Trump é ‘moralmente incapaz’ de estar no cargo que ocupa e que trata mulheres como ‘pedaços de carne’.
Obstrução de Justiça
Flynn deixou o governo em fevereiro de 2017 e indicou que Trump sabia da mentira quando pediu para que Comey suspendesse a investigação sobre a influência russa nas eleições presidenciais. Para o ex-diretor do FBI, o episódio é uma evidência que o presidente cometeu obstrução de Justiça.
Logo depois que a entrevista foi ao ar o partido Republicano, de Donald Trump, divulgou um comunicado dizendo que a entrevista de Comey foi um evento publicitário para promover seu livro e que o ex-diretor do FBI mostrou que “sua verdadeira lealdade é para si mesmo”, fazendo referêncai ao título do livro.
“A única coisa pior do que a história de má conduta de Comey é sua disposição em dizer qualquer coisa para vender livros”, diz a nota do partido.
Trump ainda não se pronunciou sobre a entrevista, mas atacou duramente Comey na semana passada, quando os primeiros trechos do livro foram divulgados pela imprensa.
G1