“É uma conquista extraordinária fazer Mineiro deputado federal. Ele fará muita diferença nos representando na Câmara, sobretudo nesses tempos de Congresso golpista. Com coragem e ousadia nós vamos para esse desafio e estamos caminhando para fazer Mineiro o deputado federal mais votado no RN”. Com essa fala a senadora Fátima Bezerra (PT/RN) animou ainda mais, neste sábado (05), a plenária lotada da zona Sul de Natal com apoiadores/as da pré-candidatura de Fernando Mineiro a deputado federal. A pré-candidata ao Governo do RN destacou, ainda, que “ele não é só o melhor parlamentar que nós temos no RN e no Nordeste; ele também é o melhor parlamentar do Brasil”. A atividade contou com a participação também de pré-candidatos/as a deputado/a estadual e ao senado.
Fátima Bezerra falou sobre o programa de governo que está sendo construído para apresentar ao povo do RN e acredita ter reais chances de ganhar para o Governo do Estado. “Vamos botar o bloco na rua a partir de junho com seminários regionais”, disse a senadora. “Será uma grande mobilização para crescer a nossa caminhada com o apoio das nossas pré-candidaturas, militantes, partidos aliados e os mais diversos representantes da sociedade potiguar”.
O deputado Fernando Mineiro fez uma relação entre o reconhecimento e apelo do povo potiguar pela candidatura de Fátima ao Governo com a do Lula para presidente do Brasil. “As pessoas veem essa onda de retrocessos que tem acontecido no estado e no país e sinalizam que há esperança”.
“Depois de dois anos de golpe, as pessoas estão compreendendo o que está passando no Brasil. Hoje está mais fácil falar sobre isso porque elas veem o que está acontecendo. Elas sabem que o Lula está sendo injustiçado, que a Fátima é a alternativa para o Estado. Tenho certeza que vamos sair desse processo a médio prazo com a sociedade mais fortalecida”, disse o petista.
Mineiro destacou que o PT também está apresentando outros nomes para a vaga de deputado/a federal e que o partido está em diálogo com o PCdoB e PHS. “[A deputada federal] Zenaide [Maia] possivelmente será uma das nossas candidatas ao senado”, disse. Ele também relatou que tem participado de rodas de conversas para escutar as pessoas sobre o que elas têm visto nesse momento político atual e o que é possível fazer.
O professor Assis Filho, pré-candidato a deputado estadual, disse estar confiante e destacou também a ousadia da pré-candidatura de Mineiro. “O que marca um político é a sua capacidade de ousar e essa ousadia já é reconhecida na trajetória de Mineiro”. Ele falou também sobre a importância de construir uma chapa competitiva para manter a vaga na Assembleia Legislativa e ampliar esse espaço. Ele acredita que essa atual conjuntura é positiva e que temos uma onda acontecendo em defesa da pré-candidatura de Fátima ao Governo.
A representatividade da plenária, com pré-candidatos/as de diversas correntes do partido, foi destaque na fala do pré-candidato a deputado estadual Eraldo Paiva. “Para federal estamos colocando o que temos de melhor; um dos melhores deputados que o RN já teve”, disse. Ele destacou a trajetória de Mineiro, citando como exemplo o pioneirismo no debate da Economia Solidária e dos Direitos Humanos, mas acredita que, apesar dessa qualificação comprovada, não será fácil a disputa. “Temos um desafio imenso para formar um Congresso Nacional que enfrente o retrocesso. Vou trabalhar incansavelmente para eleger Mineiro deputado federal”.
A pré-candidata a deputada estadual Isolda Dantas disse admirar a responsabilidade de Mineiro com o PT. “É um dos motivos que me orgulha nessa dobradinha”, revelou. Ela destacou também que a pré-candidatura de Mineiro está presente em grande parte dos municípios do RN e que “o grande passo do retorno da nossa democracia será medido nas eleições de 2018” e que “o RN vai ser fundamental nessa reconstrução”.
A atuação de Mineiro em defesa dos servidores/as foi lembrada na fala do professor Miguel Salusto, pré-candidato a deputado estadual. “O que esse Governo tentou fazer foi massacrar os servidores e entregar o patrimônio do RN. Se não fosse a atuação de Mineiro o pacote seria aprovado”, disse. Ele destacou as lutas sociais e a construção histórica do “mandato de responsa” do deputado. “Temos a certeza que estamos do lado certo da história, defendendo a democracia, a distribuição de renda e o fim das desigualdades sociais”.