
A obra é resultado de um trabalho histórico desenvolvido pelo autor no Programa de Mestrado em História e Estudos Culturais da Universidade Federal de Rondônia. A festividade relatada no livro é uma manifestação religiosa das populações do Vale do Guaporé, em Rondônia. Ela ocorre anualmente, desde 1894, e constitui uma prática cultural de descendentes quilombolas que residem nessa localidade. Foi levada pelos negros oriundos de Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso, para atender aos anseios religiosos e às sociabilidades que marcam as formas de ser, conceber e estar no mundo dessas populações.
Nesse intento, o livro se propõe a mostrar as experiências sociais e práticas ritualísticas culturais que ensejam e dão significado à Festa do Divino, bem como discutir acerca dos símbolos do festejo (coroa, cetro, bandeira e mastro), que, aos olhos dos devotos, se revelam sagrados e que fazem da festa uma importante expressão das culturalidades amazônicas.
Professor Williams, como é conhecido na região é natural de João Câmara, interior do Rio Grande do Norte, e criou-se em Touros , especificamente em boa Cica, comunidade perdida entre as ladeiras sinuosas e o esquecimento dos poderes públicos.
Via Assis Silva
Via Assis Silva