O município de Touros, no litoral Norte potiguar, ainda solicitou pedido de reconhecimento de emergência ao Ministério da Integração Nacional. A cidade sofre com os transtornos causados pelas fortes chuvas que caem desde a última semana. Sem o pedido formal de reconhecimento, o Governo Federal não pode encaminhar auxílio técnico e financeiro para a região.
As chuvas inundaram os bairros de Frei Damião, Conjunto Calcanhar, Portal de Touros e na comunidade de Praia do Cajueiro. Famílias inteiras ficaram desabrigadas. De acordo com o Ministério da Integração, a Prefeitura de Touros sinalizou a intenção de pedir ajuda, mas não foi feito qualquer encaminhamento oficial.
A cidade, por sinal, está listada no Decreto Federal 27.764/2018. O documento aponta o reconhecimento de situação de emergência de seca em 134 municípios potiguares. No entanto, em razão das inundações causadas pelas chuvas, a prefeitura necessita encaminhar um novo ofício ao Governo Federal, para que possa receber auxílios específicos para este tipo desastre natural.
Vale lembrar que a Prefeitura de Touros decretou, no dia 9 de julho, situação de emergência por causa dos transtornos causados pelas chuvas. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município.