O candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, afirmou neste sábado que tem evitado confronto direto em debates com Jair Bolsonaro (PSL), a quem classificou como “despreparado”, para não parecer arrogante. Ao comentar a divisão do tempo de TV, Ciro brincou ao dizer que “dá para dormir” durante os seis minutos destinados a Geraldo Alckmin (PSDB).
Segundo aliados de Ciro, o candidato deve tentar se apresentar para os eleitores indecisos, principalmente daqueles que pretendiam votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Nordeste. Ele criticou, no evento deste sábado, a estratégia petista de insistir no nome do ex-presidente como o candidato do partido, embora ele cumpra requisitos para ser enquadrado na Lei da Ficha por ter sido condenado em segunda instância.
Ao falar de seus concorrentes, Ciro afirmou que a melhor estratégia para desconstruir Bolsonaro é discutir as propostas “Posto Ipiranga”, expressão que tem sido usada pelo ex-militar para se referir a Paulo Guedes, economista responsável por seu plano de governo.
— Se um cara como eu partir pra cima de uma pessoa com aquele despreparo parece arrogância — afirmou o pedetista, ao explicar o motivo pelo qual tem evitado atacar diretamente Bolsonaro nos debates.