A interpretação equivocada de um áudio do coordenador geral do SINTE/RN, professor José Teixeira, levou a presidente da Undime e o seu vice a lançarem uma nota completamente desconectada da realidade dos fatos.
Para promover a importância do ato do dia 10/08, o professor José Teixeira divulgou áudio na Internet denunciando que o governo golpista tem interesse em acabar com o Fundeb. A fonte dessa informação não poderia ser mais confiável: A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime).
No áudio, o coordenador repassa informações colhidas pelos diretores do SINTE/RN, Vera Messias e Enoque Vieira, dando conta de que a Undime deverá se reunir para discutir o problema. Textualmente José Teixeira afirma: “Tomamos conhecimento, agora a pouco, passando pela própria SME, que a secretária Justina Iva nos informa, que a próxima semana irá para uma reunião da Undime justamente para discutir a proposta do golpista temer para acabar com o Fundeb já para 2019.”
Após destacar a fonte da informação, o coordenador passa a fazer as críticas ao verdadeiro responsável por mais essa tentativa de golpe contra a educação: o governo Temer. Em nenhum momento do áudio ouve-se qualquer tipo de acusação contra a Undime e a pessoa da professora Justina Iva.
A direção do SINTE/RN, reitera a confiança de que a Undime se manterá ao lado da educação brasileira e, portanto, contra esse golpe. Também reforça que os debates com a secretaria Justina Iva, continuarão ocorrendo dentro do campo das ideias na defesa dos educadores municipais, com todo o respeito que sempre norteou essa relação.
Natal/RN, 10 de agosto de 2018, SINTE/RN