A ex-embaixadora americana na ONU Nikky Haley e Ivanka Trump, filha do presidente Donald Trump, estão entre os possíveis candidatos para substituir o presidente do Banco Mundial (BM), Jim Yong Kim, informou na sexta-feira o jornal The Financial Times.
Na segunda-feira, Kim anunciou inesperadamente sua saída da direção do BM, mais de três anos antes da conclusão de seus segundo mandato. Ele deixará o banco no próximo dia 1º de fevereiro.
Além de Ivanka Trump e Haley, que deixou seu cargo no mês passado, surgem como possíveis candidatos o subsecretário para Assuntos Internacionais do Tesouro, David Malpass, e Mark Green, chefe da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, segundo o jornal britânico.
Ivanka Trump foi responsável, em 2017, pelo fundo de US$ 1 bilhão do Banco Mundial para promover iniciativas empresariais de mulheres.
Um acordo verbal estabelece que os Estados Unidos, o maior acionista do Banco Mundial, escolhe o presidente da instituição, fundada após a Segunda Guerra Mundial.
O Globo