O pastor André Valadão causou polêmica ao anunciar o lançamento de um cartão de crédito durante um culto da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Em parceria com o Banco BMG, a iniciativa foi batizada de "Fé", marca criada por ele em 2000.
Sem anuidade, o cartão de crédito tem como público alvo aposentados, pensionistas e funcionários públicos que estão em busca de empréstimo consignado. Mas também pode ser usado para comprar Bíblias, camisetas, canetas e livros com a marca do pastor.
"Tem essa possibilidade, se serve pra você, pro seu pai, pro seu tio, pro seu avô, não sei para quem que é, eles já estão com o crédito liberado pra você. Não tem Serasa, não tem nada. Aleluia, dá um glória a Deus para isso aí, amém", disse André Valadão durante o culto.
O lançamento do cartão deu o que falar nas redes sociais. "Sempre o admirei, mas uma atitude péssima", disse um seguidor. "Manipular as pessoas para usarem cartão bancário? Isso é um absurdo total", comentou outro.
Segundo o pastor, as pessoas que entram no cheque especial pagam 30% de juros, mas o cartão "Fé" abre mão de qualquer taxa e só deixa a administrativa: "Achei muito legal, achei de Deus".
Com uma imagem gigantesca do cartão de crédito ao fundo, Valadão nega segundas intenções. "A gente não quer nada com isso, só abençoar as pessoas mesmo".