Nesta terça feira(09), circulou em vários grupos de whatsapp, alguns áudios e vídeo onde alguns populares reclamavam da demora do atendimento médico no hospital regional de João Câmara, já o blog do Jadson Nascimento publicou uma matéria com o seguinte titulo João Câmara: Hospital Regional com nova gestão e velhos problemas.
Diante do exposto a nova diretora do hospital regional de João Câmara Karolina Assunção, emitiu os seguintes esclarecimentos:
"Todas as terças-feiras, é comum a fila de espera no hospital para realização de eletrocardiograma em caráter de consulta eletiva, hoje, somado a essa fila já esperada, recepcionamos um paciente infartado e, nesse caso, os médicos do pronto-socorro, que é responsabilidade do município, os mesmo se deslocaram até a sala vermelha para reanimar o paciente, fizeram massagem cardíaca por uma média de 50 minutos, por essa razão, acumulou-se ainda mais usuários na espera e isso colaborou com o desespero daqueles que aguardavam o atendimento que, por sua vez, tiveram que esperar um tempo além do pretendido.
A equipe médica que está de plantão, nunca mede esforço para salvar vida de pacientes, a tarefa é árdua, pois a sala vermelha não tem, há tempos, instrumentos necessários para reanimar pacientes da melhor forma, ficando dependente das habilidades dos médicos plantonistas que tem sido para o hospital verdadeiros heróis.
Concluo dizendo que, pensando nesses impasses, eu como Diretora, pretendo adotar a “Classificação de Risco” que, inclusive, já foi adotada por vários hospitais e tem surtido efeito. São pulseiras coloridas que sinaliza a prioridade do atendimento na emergência.
Lançarei uma campanha sobre “Espera Educativa”, que informa pacientes menos grave sobre onde buscar atendimento médico, que será no posto de saúde mais próximo a sua casa. Isso, com certeza, diminuirá a fila de emergência e o tempo de espera dos usuários do HRJC, assim os serviços tendem a ser oferecidos de forma otimizada.
Finalizo dizendo que os desafios nesses primeiros dias de gestão são tremendos, estou buscando, incansavelmente, dia após dia, as devidas melhorias para o hospital" Por Karolina Assunção nova diretora do hospital regional de João Câmara.