Detentos da penitenciária de Santo Antônio da Platina (PR) entraram em rebelião neste sábado (23), fizeram agentes penitenciários reféns, capturaram uma espingarda calibre 12 que estava no edifício e tomaram a cadeia, de acordo com informações da SSP-PR (Secretaria da Segurança Pública do Paraná).
Segundo a assessoria de imprensa da SSP-PR, 19 detentos fugiram. Por volta das 18h30, os dois agentes penitenciários que eram mantidos como reféns foram libertados e os presos entregaram-se. Durante o motim, vários deles subiram no telhado e as polícias Civil e Militar cercavam o quarteirão para evitar mais fugas.
No início do motim, um policial civil que estava no local tentou intervir e foi ferido com um tiro de borracha da calibre 12 no rosto. De acordo com a polícia, ele foi socorrido, sofreu ferimentos leves e passa bem.
Os rebelados reivindicavam melhores condições de vida na cadeia. Com capacidade para 40 presos, a penitenciária de Santo Antônio da Platina abrigaria pelo menos 120 presos. A SSP-PR não confirma o número, mas admite que a unidade sofre com superlotação.
Com informações de UOL.