A sindicalista Janeayre Souto, que é filiada ao Partido dos Trabalhadores, afirma que tem sido alvo de questionamentos e até pedido de expulsão do PT devido aos comentários e críticas que tem feito ao governo Fátima Bezerra. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta (Sinsp-RN), “um dos piores momentos na luta sindical é perder quando temos no poder um governo que lutamos e ajudamos a eleger”.
Janeayre publicou uma nota afirmando que: “Foram muitos anos de luta nas ruas para eleger um governo popular no Rio Grande do Norte. Um governo que estivesse ao lado dos trabalhadores, que finalmente pudesse encarar as injustiças sociais e dar igualdade de tratamento aos que não dispõem socialmente do mesmo. Pelo menos é isso que nós, servidores, acreditamos que tem de ser no nosso estado”.
No entanto, segundo a sindicalista, “o Governo preferiu mostrar a força contra os trabalhadores do que abrir o diálogo e mandar uma proposta de reajuste para os quatro anos de governo. Não precisaria ser 16,38% de uma única vez. Poderia ser dividido, da mesma forma que fez com a PM. O SINSP procurou o Governo diversas vezes na tentativa de negociar, mas sempre recebeu a resposta negativa de quem comanda o Estado”.
(mais…)