Foto reproduzida da internet |
Fraude na Pandemia do Covid-19, fraude na eleição americana, suspeita de fraude na eleição do Bolsonaro (que pode ter ganhado no primeiro turno). O mundo tá virando uma mentira onde os que dizem a verdade são acusados de Fake News
Para a psicóloga Lenise Mota, existem os compulsivos por contar mentiras, também conhecidos como mitômanos, “Os casos estão relacionados a liberdade que o Brasil tem perante o mundo de que aqui se pode tudo”, afirma.
Ela explica que a compulsão é uma doença e se caracteriza em atos repetitivos ao longo da vida, os quais a pessoa não consegue controlar.
De acordo com a também psicóloga Walquiria Pazeli, a principal causa é a necessidade de fugir da realidade e criar um mundo paralelo, sem os problemas que o aflige.
“Todo mundo mente em algum momento. Nós vivemos em uma cultura preconceituosa, onde as pessoas preferem mentir a assumir uma determinada situação. O grande problema é quando os mentirosos começam a acreditar no que inventam – aí sim é um caso de terapia para controlar o desenvolvimento da doença”, conclui Walquiria.