Guerra de pesquisas sempre existiu, o uso delas como instrumento de propaganda eleitoral também.
Mas o fato novo desta eleição vem sendo o número crescente de institutos registrando pesquisas como sendo o próprio cliente.
A prática não é exclusiva do Rio Grande do Norte e vem sendo criticada até mesmo por que é do ramo.
Paulo de Tarso, proprietário da Consult, em entrevista a 98 FM enfrentou o questionamento com preocupação:
Os institutos estão fazendo o que querem…
Se os Institutos vivem, sobrevivem de vender, de trabalhar com pesquisa por que estão fazendo de graça? Por que um dono de instituto que nunca foi a um município, nem conhece, e vai lá querendo contratar por conta própria?
É um absurdo! E outra coisa, sujam o mercado, faz com que a população não acreditem,
Além do mais sujam o mercado, faz com que a população não acredite mais em pesquisa , no fim dessa eleição nós vamos ver os desencontros dessas pesquisas que estão sendo divulgadas.
Meu desabafo é que esses responsáveis – que não quero nem dizer os nomes que eles merecem – eles somem. Existe um percentual a ser influenciado.
DO TL
Pergunta que não quer calar; qual o interesse de um instituto pagar a sua própria pesquisa para tantos municípios Brasil afora?