terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Presidente do Conselho estadual publica nota sobre a suspensão dos serviços de obstetrícia no Hospital de Ceará Mirim

Imagem da Internet

Senhores, Lamentável, desolador e deplorável essa situação, mas é preciso relembrar  que esse drama, a falta de respeito, de assistência e o direito à vida das gestantes e parturientes de ter tranquilidade e humanidade num momento mais sublime na vida de qualquer mulher, vem de longas datas... 

Porém, como foi citado o Conselho Estadual de Saúde, é bom esclarecer que:

 O CES diante das suas competências e autonomia de ações e fiscalização ESTADUAL, sabedor dos recursos repassados a Ceará Mirim, buscou informações junto a SESAP, no domingo dia 31/01/2021, e teve a seguinte explicação: 

“1. Trata - se de serviço municipal, aonde o estado aloca mensalmente 240 mil reais de incentivo para funcionamento de maternidade para suporte a região;

2. Desde janeiro de 2021, mesmo o estado repassando a contrapartida regular,  o serviço foi interrompido pelo município alegando que os demais municípios da região estavam com valores atrasados;

3. O serviço/município não executou o programado em PPI para obstetrícia/ ginecologia para região e mesmo assim o estado não suspendeu o repasse, garantindo a assistência. 

4. O governo do RN não tem governabilidade em serviço municipal, caso tenha serviço interrompido, a responsabilidade é do ente executor.  Fizemos várias agendas para reforçar a importância da manutenção.” 


É bom esclarecer que o CES diante das suas competências e autonomia Estadual tem atitude proativa não só nesse caso como tantos outros, haja vista o que ocorreu com a COVID 19 e a atuação do CES junto as URSAPs, incluindo a III URSAP, e as CIRs no sentido de pactuar os recursos federais para agilizar a assistência a população da regiões de saúde e TODOS OS MUNICÍPIOS DESSA REGIÃO mesmo recebendo valores do governo federal específico para o combate à COVID  negaram-se participar do consórcio interfederativo para atendimento aos usuários e o estado assumiu a assistência total que também é de responsabilidade municipal.

É bom esclarecer que o CES diante das suas competências e autonomia Estadual realizou AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA no final de  2019, com a presença de vários conselhos do estado e do coordenador de Plenária dessa Região, para debater sobre a importância da Regionalização e dos Consórcios Interfederativos para garantia dos  serviços essenciais e melhorar  a assistência mais imediata, com menos locomoção e transtornos a população das respectivas regionais e principalmente combater o crime e a desumanidade que é cometido contra a gestante e parturientes que são jogadas de um lado para outro e outras políticas assistenciais, e numa atitude clara do nível de compromisso com a população NENHUM GESTOR MUNICIPAL DESSA REGIÃO COMPARECEU, e os que compareceram alegaram FALTA DE RECURSOS e como sempre transferiram a responsabilidade ao estado, mesmo que a Constituição Federal determine no Art. 23 que a responsabilidade em garantir a assistência é dos três entes federados, e a Lei 8080 definir as responsabilidades específicas de cada instância.

É bom esclarecer que o CES sempre repassou  toda legislação sobre as competências legais, realizou oficinas regionais(Eu fui duas vezes a essa região)  capacitações presenciais e virtual no sentido de orientar aos CMS as suas responsabilidades jurídicas de acompanhar e cobrar dos gestores a garantia dos serviços e ações previstas na legislação vigente, porém, como recebemos oficialmente  de um Conselheiro(a) dessa região que NÃO cabe ao CES interferir na gestão municipal dos conselhos, resta-nos cumprir com nosso  papel.  E ainda que não concorde com a condução equivocada de muitos, cabe respeitar a tomada de decisão de cada Conselho em assumir ou não as suas responsabilidades legais, assertivas ou negativas...

Por Geolipia presidente do Conselho Estadual Saúde do RN

VIZOOM JOÃO CÂMARA

VIZOOM JOÃO CÂMARA
Moda masculina, feminina e infantil

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478  -   99401-7616
Lapac Saúde/beleza Laboratório de Análises Clínicas e Clínica Médica que atua em João Câmara, no Potengi e RN. Conforto, tecnologia e atendimento humanizado.