Na intenção de contribuir com o município de João Câmara que recebeu mais de cinco milhões do governo federal para enfrentar o covid-19, sugerimos ao prefeito Manoel, a Câmara de Vereadores e ao Gabinete de crise, que João Câmara junte-se aos 33 municípios do RN que aderiram ao consórcio dos municípios interessados em comprar vacinas contra covid-19.
O consórcio será instalado no dia 22 de março com as prefeituras integrantes do grupo. “Buscamos todas as soluções possíveis para ampliar a vacinação da população de Natal, e o consórcio público das prefeituras é uma alternativa muito viável nessa direção”, disse o prefeito.
Até o início desta semana, mais de 1,7 mil municípios brasileiros haviam manifestado o interesse de aderir ao consórcio público, segundo a FNP. O presidente da Frente, Jonas Donizete, ressalta que a finalidade do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, batizado de Conectar, é atuar de maneira integrada e complementar com o Programa Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde.
“A palavra é colaboração, e não enfrentamento. Ouvimos, inclusive, que o governo federal poderia requisitar as vacinas adquiridas por meio do consórcio. Isso não é problema nenhum, é esse o espírito”, disse o presidente da FNP. “A quantidade que vamos comprar é a que estiver disponível. Se acontecer de o governo requisitar as doses, para nós está de bom tamanho, porque elas vão chegar à população e é isso o que queremos”.
O movimento das cidades teve início após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar que estados e municípios comprem e distribuam doses do imunizante.