Em meio às indefinições no Senado sobre quando a CPI da Covid será instalada e quais serão os alvos das investigação, Eduardo Girão (Podemos) conseguiu mais apoios ao requerimento de criação de uma comissão para investigar estados e municípios na pandemia.
Girão é o primeiro signatário dessa CPI, proposta ainda no início de março, e nega intenção de livrar o governo federal de responsabilidades. Para ele e outros senadores de seu partido, o Podemos, Rodrigo Pacheco deveria juntar as duas propostas de CPIs sobre o tema que já alcançaram o número mínimo de assinaturas, ampliando o escopo das investigações. O presidente do Senado, porém, está sendo aconselhado a não incluir governadores e prefeitos, para não ferir o regimento interno.
Até a semana passada, quando Luís Roberto Barroso determinou a instalação da CPI para investigar o governo federal, e Jair Bolsonaro esperneou, cobrando que estados e municípios também fossem alcançados, o requerimento de Girão tinha somente 16 assinaturas. Ontem, o documento recebeu o número mínimo de apoios: 27. Agora há pouco, somaram-se 41 assinaturas, ou seja, maioria dos 81 senadores.
Leia a lista atualizada de quem apoia a CPI para investigar os repasses de recursos federais a estados e municípios:
O Antagonista