Profissionais de saúde da rede pública de todo o Rio Grande do Norte iniciaram na manhã desta sexta-feira (28) a etapa final da capacitação para atuação em leitos Covid. As aulas presenciais devem atender cerca de 400 pessoas e serão realizadas até o dia 1° de junho no auditório do IFRN de João Câmara.
A ação, batizada de Operação Capacita, é um trabalho conjunto da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) com a startup social SAS Brasil, integrando a parceria entre o Governo do Estado e o Rally dos Sertões, que terá sua largada na Praia de Pipa em agosto. O Rio Grande do Norte é o primeiro estado a receber a Operação Capacita. O projeto Rally dos Sertões tem apoio da Setur, Seed e Fundação José Augusto
O curso é uma oportunidade de atualização das técnicas básicas e avançadas para tratamento e manejo de pacientes acometidos pela Covid-19, incluindo o processo de intubação. A instrução presencial complementa as aulas virtuais oferecidas pela SAS Brasil. O início da ação foi acompanhado pela equipe da Sesap.
"Um curso como esse faz toda a diferença para o enfrentamento à Covid-19. A escolha pela interiorização é muito importante para que profissionais que eventualmente tem dificuldades para acessar os cursos. Agradecemos à SAS Brasil pela parceria nesta ação", afirmou a secretária-adjunta de Saúde Pública, Maura Sobreira.
Aize Bezerra, gerente da III Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), sediada em João Câmara, destacou a importância da capacitação. "O momento de pandemia exige muito dos profissionais, então um curso dessa qualidade vem a somar", disse ela. "Ter a Operação Capacita na nossa cidade e receber outros colegas é um privilégio para nós", completou a diretora do Hospital Regional Josefa Alves Godeiro, Karol Assunção.
O início do curso também foi acompanhado pelas subcoordenadoras da Coordenadoria de Atenção à Saúde, Riudete Sousa, e de Capacitação de Recursos Humanos, Larissa Araújo.