Muito vem repercutindo a discussão que trata da convocação dos professores aprovados no último concurso. A ex-vereadora Aize vem levantando essa bandeira em defesa de uma educação básica com mais qualidade, em contrapartida, o ex-prefeito Maurício retomou o seu programa na rádio no último sábado e levou à tona trecho de um vídeo em que Aize Bezerra diz “Não tenho nada contra os monitores, mas monitor é monitor e professor é professor”. De fato, o único concurso que abriram vagas para professor da educação infantil foi o concurso de 2019 e a ex-vereadora defende que esses professores que foram aprovados no último concurso precisam ser convocados porque há necessidade no município.
Alguns trechos da fala de Aize na sua live no Facebook:
“Tentaram politizar a educação da nossa cidade na tentativa de colocar os monitores contra mim. Mas está claro, quem vem assistindo essa discussão desde o início, sabe que o meu objetivo é mostrar que há necessidade da convocação de mais professores pra atuar na educação básica”.
“Se no concurso entraram como monitores, eles não podem atuar como professores mesmo sendo graduados, pós-graduados. Os monitores tem capacidade, competência, habilidade pra ser professor sim, a questão não é essa, a questão é que é ilegal, não pode porque fere a Constituição Federal, em seu artigo 37! Portanto, o prefeito tem que convocar os professores enquanto houver a necessidade no município”.
“Os monitores não tem o que perder, eles continuarão onde estão, ganhando como ganham e existe um plano de cargos e carreira que foi uma conquista da categoria. Isso é indiscutível. Os professores chegarão para somar, não para substituí-los. O que vai mudar é que ao invés de a sala ter o monitor dando aula, os professores chegando, a sala terá um professor + um monitor e com isso a qualidade do ensino deve melhorar. Não tem professor querendo vaga de monitor”.
Sem citar nomes, a ex-vereadora ainda disse “O problema é que eu estou preocupada com a qualidade do ensino da educação básica no município, mas há quem esteja preocupado com a folha de pagamento que vai aumentar com a chegada de mais professores. Educação não pode ser vista como DESPESA, educação é INVESTIMENTO”.
Aize Bezerra fez um comparativo entre a fala dela e a fala do ex-secretário de educação Silvano Carlos e disse “Sempre admirei o trabalho de Silvano como Secretário, a preocupação e o pensamento dele é semelhante ao meu, porque eu fui atacada e ele não? Porque sou política de oposição e ele de situação?”
A live de ontem finalizou com um vídeo do ex-secretário de educação, o atual vereador Silvano Carlos. E nesse vídeo o vereador diz “Em pleno século XXI, nós temos crianças ainda sem saber ler e escrever. Uma criança que não sabe ler e escrever, é como alguém que não sabe ver. Olha para as palavras, mas não sabe o que significa…”, continuou dizendo “Eu dizia hoje, na reunião que eu fiz com os gestores, e essa posição que eu coloquei lá, ela pode ser chocante, ela pode ser algo que muita gente não concorde, pode até ser polêmica, mas é o que eu acredito, é o que eu acho, é o que eu penso diante do que já estudei… não se sintam ofendidos meus colegas da educação infantil, mas a gente observa que os problemas advindos hoje na educação básica como um todo, grande parte deles iniciaram lá na educação infantil. E quando isso fica claro? Quando um professor tem um aluno lá no 4 ano e esse aluno tem problema de coordenação motora…”
Via Assessoria da ex vereadora