O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (8) que o Brasil está se recuperando e que um dos países que menos sofreu na economia com a pandemia. O presidente disse que a culpa pelos problemas econômicos do país foram as medidas restritivas adotadas por governadores para conter o contágio do novo coronavírus.
— Um dos países que menos sofreu na economia com a pandemia fomos nós. Aí fora, a Inglaterra, 300% de aumento do gás. 200% em média na Europa. Alimentos em falta lá. Não é apenas inflação. O pessoal reclama daqui, mas aqui estamos pagando aquela do fique em casa, a economia a gente vê depois. Eu falei que não podia fazer isso. Mas a gente tá recuperando aí — afirmou Bolsonaro.
O ministro da Economia Paulo Guedes também repercutiu os números da inflação divulgados nesta sexta, superando os dois dígitos. O ministro afirmou que a alta de preços é uma questão global, mas que tem que haver “resposta política”.
O IBGE divulgou na manhã desta sexta-feira que a inflação atingiu o maior patamar em setembro para os últimos 27 anos, ou seja, desde o início do Plano Real. Em 12 meses, a inflação já supera os 10%.
Com informações de O Globo