Os pais ou responsáveis por crianças de um ano a adolescentes menores de 15 anos com os esquemas de imunização incompletos têm mais uma oportunidade de colocar o cartão de vacina deles em dia.
Neste sábado, dia 16, a partir das 8h, as equipes de saúde estarão mobilizadas para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação.
Cerca de 45 mil postos de vacinação estarão abertos, em todo o país, para disponibilizar as doses de 18 imunizantes, que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.
A diarista Joselma dos Santos, de Brasília, é mãe de três meninas, de 15, 12 e três anos. Ela ficou sabendo sobre o dia D por um conhecido, e pretende levá-las neste sábado para atualizar a vacinação das filhas.
Entre as vacinas que vão ficar disponíveis nos postos estão a BCG, Hepatite A e B; Poliomielite; Rotavírus Humano, Meningite, Poliomielite, Febre amarela, Tríplice viral - que protege contra Sarampo, rubéola e caxumba - e HPV, do Papilomavírus Humano.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, os adolescentes de 12 a 15 anos que vão tomar a vacina contra a covid-19, ou foram vacinados há poucos dias, podem tomar os outros imunizantes, conforme a necessidade de atualização do cartão de vacina.
Segundo a pasta, além de colocar a caderneta em dia, o objetivo da campanha de imunização é evitar que algumas doenças que já estão erradicadas voltem, e proteger a vida das crianças e jovens brasileiros. Isso porque a cobertura vacinal vem caindo nos últimos anos e, especialmente em 2020, primeiro ano da pandemia, quando muitas pessoas evitaram sair de casa.
E por causa da Covid-19, os postos de vacinação neste dia D vão contar com todas as medidas de segurança como álcool em gel, distanciamento e priorizando locais ao ar livre.
A Campanha Nacional de Multivacinação 2021 segue até 29 de outubro.
Agencia Brasil