Na noite desta terça feira (14), a ex vereadora Aize Bezerra foi clara e objetiva ao afirmar o que o prefeito e vice de João Câmara foram fazer em Brasília nos dias 14 e 15 de dezembro de 2021:
"Abra o olho professores, sabe o que o prefeito Manoel e o vice Maurício Filho foram fazer em Brasília, tentar derrubar o reajuste do piso de 31 para 11%, Eles foram tirar o seu direito em 20% professor"
OBS:
Segundo Paulo Ziulkoski a agitação marcada para os dias 14 e 15 em Brasília para pressionar parlamentares a rebaixar o piso da educação e aprovar outras pautas está cada vez maior.
O número de prefeitos inscritos subiu de 400 para mais de 600, a expectativa é que cresça ainda mais.
Pauta prioritária da CNM
Um dos principais pontos da pauta prioritária que a CNM quer obrigar os parlamentares a aprovar é o Projeto de Lei 3776/08.
A medida muda o cálculo do piso do magistério. Em vez de correção pelo mesmo índice de crescimento do custo aluno, tal como está na Lei nº 11.738/2008, criada no governo Lula (PT), a atualização se daria pelo INPC acumulado dos últimos doze meses, isto é, a inflação oficial do governo.
Mudar cálculo do reajuste do piso, para eliminar ganho real de salário, é a segunda prioridade da pauta da CNM na Câmara dos Deputados.