A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tornou nesta terça-feira (12) o uso de máscaras facultativo em ambientes abertos.
A instituição informou ainda que a partir de 25 de abril o uso também fica desobrigado em ambientes fechados.
Recentemente, um professor suspendeu uma aula após um aluno se recusar a usar a máscara dentro da sala, o que é obrigatório na UFRN desde o retorno das atividades presenciais em 28 de março.
Apesar da desobrigação gradual, a Instrução Normativa publicada pela UFRN nesta terça recomenda a continuidade da utilização das máscaras por todos e especialmente para pessoas dos grupos de risco, para pessoas que apresentem sintomas de doenças gripais e ainda durante a permanência em ambientes fechados, como salas de aulas, laboratórios, auditórios e salas de utilização coletiva.
Esquema vacinal
O documento ainda ressalta a importância do cumprimento do esquema vacinal por toda a comunidade universitária como medida para conter a transmissão da Covid dentro e fora dos ambientes da UFRN.
Recentemente, a Justiça suspendeu a cobrança obrigatória da exigência da vacina para alunos, servidores e professores da universidade. A UFRN informou que foi notificado e cumpre a decisão.
Até esta terça (12), segundo a UFRN, 95,3% dos servidores (docentes e técnicos) efetuaram a comprovação vacinal, sendo que apenas 0,9% não efetuaram o cadastro e o restante está afastado ou em atuação em outras unidades.
Entre os estudantes matriculados em turmas do período letivo de 2022.1, em todos os níveis de ensino (técnico, graduação e pós-graduação), 95,8% comprovaram o esquema vacinal.
G1