As regiões Central, Leste, Agreste e a faixa litorânea da região Oeste estão com alertas de chuvas entre esta terça-feira (5) e a manhã da quarta-feira (6). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o aviso de mau tempo que abrange quatro estados do Nordeste , incluindo 61 cidades do Rio Grande do Norte. As chuvas, no entanto, não devem superar os 50mm por dia.
Pelo alerta do Inmet, apesar da previsão de chuvas em níveis menores das que foram registradas no fim de semana, há riscos de alagamentos e pequenos deslizamentos, principalmente em cidades com áreas de risco e que já tenham sido afetadas em sua estrutura com as chuvas históricas do fim de semana.
Entre a segunda-feira e esta terça-feira, a região Leste do estado teve chuvas próximas aos 50mm em vários municípios, incluindo Parnamirim (47.8mm) e Natal (43.4mm), enquanto Parnamirim e Vila Flor registraram as maiores chuvas, com 53mm. Na região Oeste, Luís Gomes e Venha Ver tiveram chuvas de 47mm, enquanto o Agreste teve precipitações acumuladas acima dos 30mm em Jundiá, Brejinho, Passagem e Nova Cruz.
Natal
Segundo boletim informativo da STTU, a avenida Lima e Silva, entre a avenida Interventor Mário Câmara e rua dos Caicós, permanece interditada devido a pontos de alagamentos intransitáveis. O mesmo problema persiste na Avenida Ayrton Senna, no cruzamento com a avenida das Alagoas e avenida dos Xavantes. Ônibus precisam optar por desvios devido a esses grandes alagamentos.
O prefeito Álvaro Dias visitou alguns pontos da cidade. Um deles foi o bairro Felipe Camarão, um dos mais afetados, tendo uma imensa cratera dividindo a rua Mirassol. Servidores da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social estão realizando cadastro e encaminhando moradores das casas interditadas aos abrigos disponibilizados pela Prefeitura.
Ao todo, 25 residências foram interditadas pela Defesa Civil para que equipes da Secretaria de Infraestrutura realizem o trabalho de proteção das encostas. Quanto à lagoa de captação, 20 equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura estão atuando no trabalho de recuperação de vias, sistemas de drenagem e monitoramento.
Confira cidades que estão sob alerta de chuvas de acordo com o Inmet: