O empresário Oleksiy Vadatursky, fundador e controlador da Nibulon, gigante de grãos ucraniana, foi morto na noite desse sábado (31/7). A esposa dele, Raisa Mykhailivna, também estava na casa da família, que foi bombardeada por mísseis russos na cidade de Mykolaiv.
Vadatursky era considerado um dos maiores representantes do setor agrícola do país. De acordo com a revista Forbes, teve a fortuna estimada em US$ 430 milhões (cerca de R$ 2,2 bilhões) no ano de 2021.
A Nibulon é especializada na plantação de trigo, milho e cevada. Conta, também, com os próprios navios e estaleiros para organizar a produção e distribuição.
Em seu canal do Telegram utilizado para pronunciamentos oficiais, Mykhailo Podolyak, assessor do chefe do gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky definiu a ação como um “assassinato deliberado bem pensado e organizado”.
“Vadatursky era um dos maiores agricultores do país, uma pessoa-chave na região e um grande empregador. O acerto preciso do míssil não apenas na casa, mas em uma ala específica – o quarto – não deixa dúvidas sobre a orientação e correção do impacto. Mais uma vez: Vadatursky foi feito de alvo”, argumenta.
Metrópoles