Uma briga entre torcedores de Bahia e Vitória provocou a morte de uma pessoa e deixou feridos no início da tarde deste domingo, no bairro de São Caetano, em Salvador (BA). De acordo com a Polícia Civil, 53 pessoas foram conduzidas à Central de Flagrantes. A confusão aconteceu horas antes de o Rubro-Negro jogar no Barradão contra o ABC, pela Série C do Campeonato Brasileiro.
Inicialmente, informações de redes sociais dão conta da participação também de torcedores do ABC, mas oficialmente não há relatos sobre isso. E mais: nota da Polícia Civil da Bahia deixa claro que a briga generalizada foi entre torcedores de clubes baianos.
Segundo o G1, a Polícia Militar confirmou que a confusão envolveu torcedores e que um deles morreu em decorrência dos ferimentos. Ambulâncias do Samu foram ao local socorrer os feridos, que tiveram fraturas e foram encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE). Confira, no fim desta reportagem, as notas oficias das Polícias Civil e Militar.
Em vídeos gravados por moradores da região (veja abaixo), é possível ouvir sons de tiros e ver a correria entre os envolvidos na briga; um carro dá ré e atinge parte das pessoas que estavam na pista. Alguns deles estão vestidos com camisa da Torcida Uniformizada Os Imbatíveis (TUI), do Vitória.
Em uma outra imagem compartilhada nas redes sociais, diversos torcedores foram cercados e detidos policiais militares.
Não há informações sobre o que causou a briga ou sobre pessoas presas.
Confira nota oficial da Polícia Militar
“Por volta das 13h20 de domingo (4), no Largo da Argeral, São Caetano, policiais da 9ª CIPM, foram acionados após informações de que estaria ocorrendo uma confusão generalizada envolvendo torcidas organizadas de futebol.
No local, três homens foram encontrados caídos ao solo, que segundo informações de transeuntes teriam sido atropelados por um veículo que tomou destino desconhecido. O Samu foi acionado e socorreu as vítimas para o Hospital Geral do Estado.
Ato contínuo e com o apoio da Rondesp/BTS, nas proximidades da ladeira do Camurujipe, foram detidos alguns torcedores e conduzidos e apresentados à Central de Flagrantes para a adoção das medidas cabíveis”.
Confira nota oficial da Polícia Civil
“Cinquenta e três pessoas foram conduzidas por policiais militares para a Central de Flagrantes na tarde deste domingo (4), após uma briga entre supostos integrantes de torcidas organizadas de clubes baianos no bairro de São Caetano, em Salvador. Três pessoas que ficaram feridas durante a confusão foram socorridas ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde permanecem internadas. A ocorrência ainda está em processo de formalização e os envolvidos ainda serão ouvidos”.
Por Robson Pires