Na manhã de hoje (27), o SINTE/RN Regional de João Câmara, realizou uma assembleia com os trabalhadores(as) em educação da Rede Municipal de João Câmara/RN, para discutir sobre o Retroativo do Piso do Magistério que o prefeito Manoel Bernardo DEVE a categoria.
Na assembleia, os diretores do SINTE/RN relataram o processo de negociação que tiveram com o prefeito municipal, em várias audiências onde se deu na seguinte cronologia:
Fevereiro pago 13,24% retroativo a janeiro
Abril 5%
Maio 5%
Total: 33,24%
Retroativo seria discutido a partir Julho;
1° audiência em 14/07 o prefeito pediu para sentar em Setembro;
2° audiência em 14/09 prefeito pediu para aguardar enquanto via a situação dos contratos;
3° audiência em 17/10 informou que não tinha condições de pagar em virtude de um bloqueio que a prefeitura teve referente a RPV. O Sindicato falou que chamaria uma assembleia para o prefeito participar e esclarecer a categoria. O mesmo afirmou que iria, só não poderia nessa referida semana que ia a Brasília;
Dia 19/10 o SINTE Protocolou ofício 090/2022 informando da Assembleia do dia 27/10 onde convidava o prefeito;
Dia 25/10 o prefeito responde através do ofício 546/2022 pedindo para adiar a assembleia e realizar em 04/11.
Nesse sentido, a direção do SINTE avaliou que não ia adiar, pois o prefeito poderia mandar algum representante e já havia de publicado a assembleia.
A mesma ocorreu hoje, na Escola Municipal Alzira Matias e ninguém, absolutamente ninguém da prefeitura compareceu na assembleia.
A categoria avaliou essa negociação apresentada pela direção da Sindicato, e de forma angustiante e indignados, sugeriram inclusive, realizar atos na Praça Baixa-Verde, realizar paradas de advertência e outras formas de pressionar o prefeito Manoel.
Por fim, em consenso da maioria foi proposto na assembleia pelos trabalhadores/as presentes, em a categoria se reunir novamente dia 04 de novembro, conforme o prefeito pediu, para ouvi-lo e ter de fato uma proposta concreta.
99% dos quase 140 profissionais presentes, votaram favorável a essa proposta, com apenas 1 abstenção.
A direção do SINTE vai protocolar ofício informando da decisão.
@blog_do_jasao