Comícios, caminhadas, reuniões, entrevistas, lives, debates. Foram 46 dias de campanha nos quais os candidatos que disputam as eleições de 2022 passaram por maratonas para conquistar eleitores.
Neste domingo (2), a partir das 8h (horário de Brasília), mais de 156 milhões de eleitores brasileiros poderão escolher seus representantes nas urnas.
Nas urnas, o último a ser escolhido será o presidente. A votação segue a ordem: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e, finalmente, presidente.
A eleição presidencial tem 11 candidatos. Contudo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) concentram a maior parte das preferências, segundo as pesquisas de intenção de voto.
Ao todo, 20 dos 27 governadores (74%) concorrem à reeleição. Segundo pesquisas de intenções de voto, dez deles têm chances de vencer já no primeiro turno; outros nove estarão no segundo turno, caso as projeções se concretizem.
No Senado, um terço das cadeiras (27) estão em disputa. Os titulares de 13 delas (48%) buscam a reeleição neste ano.
Já na Câmara dos Deputados, 455 dos 513 parlamentares (88%) em fim de mandato tentam permanecer no cargo. Por outro lado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 10.467 candidaturas para a Casa — o maior número desde a redemocratização.
CNN Brasil