Durante audiência com a direção do SINTE-RN regional João Câmara nesta segunda feira (17), para tratar dos 5 meses do retroativo do piso do magistério 2022, o prefeito de João Câmara Manoel Bernardo afirmou que o município esta passando por dificuldade financeira, e citou o atraso do salário dos contratados como prova.
Assim como na ultima audiência no mês de agosto, a gestão do prefeito Manoel não apresentou nenhum documento com o calculo do impacto financeiro dos 5 meses do retroativo, durante a audiência com Sinte o contador da prefeitura afirmou de maneira extra oficial que o montante do retroativo pode chegar a 1,5 milhão de reais.
Na ocasião o prefeito voltou a afirmar que a prioridade da sua gestão no momento é colocar o salário dos contratados em dia.
Quanto ao retroativo do piso do magistério 2022, o prefeito disse que em janeiro de 2023 ele volta a sentar com a direção do SINTE-RN para fazer um pacote e organizar uma maneira de quitar a divida com os profissionais de educação do município.
Preste bem a atenção, em janeiro de 2023 o prefeito irá sentar, para ver uma maneira de pagar o retroativo.
Sem apresentar nenhum documento, o prefeito afirmou que o município sofreu um bloqueio de meio milhão de reais no mês de setembro, referente a RPV (Requisição de Pequeno Valor).
RPV- é uma requisição de pagamento que se faz a um ente público em razão de uma dívida reconhecida por sentença judicial transitada em julgado, caso a RPV não seja paga pelo devedor no prazo devido, o juiz da execução pode determinar o sequestro da verba pública a fim de garantir o pagamento ao credor.
Por sua vez a direção do SINTE-RN regional João Câmara irá convocar a categoria para uma assembleia, esperamos que ate lá o prefeito envie o documento com o impacto financeiro conforme prometido mais uma vez em audiência, e quem sabe uma proposta que atenda os anseios da categoria.
Sobre a lei de incentivo a aposentadoria, esta marcado uma audiência publica para o dia 08/11/2022 na câmara municipal.
Todas as informações sobre os assuntos supracitados, Confira aqui com a direção do SINTE-RN 👇