Durante a propaganda eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL) exibida na televisão em 24 de outubro, o narrador afirmou que o candidato à reeleição criou o portal gov.br.
O que disse a propaganda do candidato
Bolsonaro criou o gov.br
Criação do portal
Em 11 de abril de 2019, o presidente decretou a criação da plataforma Gov.br. O governo federal disponibilizou a primeira versão do site em 31 de julho do mesmo ano.
O decreto presidencial estabeleceu o dia 31 de dezembro de 2020 como data limite para a transferência dos endereços eletrônicos de todos os órgãos e entidades da administração pública federal para a plataforma única.
O que é o gov.br
O endereço serve para unificar os canais digitais ligados ao governo federal. Segundo o site, seu principal objetivo é simplificar a relação entre o Estado e o cidadão. No final de 2020, o portal se tornou a única entrada para as páginas institucionais da administração federal.
Um login único criado no gov.br possibilita, por exemplo, o acesso à carteira de trabalho e à carteira nacional de habilitação em suas versões digitais, além da solicitação de serviços ligados ao poder público, como assistência social e pedidos de informação.