Esta quarta-feira, 19, é um dia histórico para os guardas municipais de Parnamirim e de todo o Rio Grande do Norte. Depois de muita luta do Sindguardas/RN, juntamente com a categoria, a Câmara Municipal aprovou o projeto do Plano de Carreira que foi negociado pelo sindicato com o Executivo e enviado pela Prefeitura na semana passada.
Muitos foram os desafios, muitos foram os dias de luta para que esse merecido reconhecimento chegasse. Vale lembrar que o Sindguardas/RN iniciou as tratativas com a Prefeitura para este Plano de Carreira ainda no começo de 2021. Na mesma época, o sindicato também encampou a busca pela formação e convocação dos concursados aprovados, de forma que pudessem fortalecer a Guarda Municipal e a Segurança Pública da cidade.
“De lá para cá, várias ações foram desenvolvidas para cobrar o andamento dessas pautas, através de muito esforço da diretoria do Sindguardas/RN, principalmente, do GM Souza Júnior, diretor de Articulação Política e Sindical, que fez um trabalho incansável. Praticamente toda semana Souza esteve em Parnamirim realizando uma verdadeira peregrinação nas secretarias municipais e diligências nas esferas administrativas, jurídicas e políticas”, ressalta Alexsandro Sales, presidente do sindicato.
O resultado do trabalho do Sindguardas/RN foi a realização do curso de formação, ainda em 2021, e a posse dos novos guardas municipais no início deste ano de 2022. Agora veio a vitória do Plano de Carreira, depois de uma série de reuniões, embates técnicos e políticos, bem como as articulações.
“Mais uma vez, a luta do sindicato se mostrou eficaz em defesa dos direitos dos guardas municipais e, com muito esforço, conseguimos que o projeto enviado à Câmara contemplasse o que tinha sido negociado ao longo de meses. Mesmo não sendo o ideal, sabemos que foi o possível para o momento e, por isso, representa uma grande conquista”, comenta Souza Júnior.