A Tunísia vai se despedir do Qatar com um importante feito para sua história no futebol, ao vencer nesta quarta-feira 30 a França, atual campeã mundial, por 1 a 0. Foi a primeira vez que a equipe africana venceu um time europeu em um Mundial.
E foi sofrido. No último minuto, os franceses ainda tiveram um gol anulado.
A vitória, porém, foi insuficiente para evitar que a equipe africana fracassasse em sua sexta tentativa de avançar ao mata-mata da Copa do Mundo.
No estádio Education City, em Doha, os tunisianos conseguiram metade daquilo que precisavam para continuar no torneio. Talvez a parte mais difícil, que era vencer. O fez com um gol de Khazri, aos 13 minutos do segundo tempo.
Mas, em jogo disputado simultaneamente, a Austrália venceu a Dinamarca por 1 a 0, também com um gol marcado na etapa final, e ficou com a segunda vaga do Grupo D.
Os franceses, que já entraram em campo classificados, mudaram quase todo o time. Dos atletas considerados titulares, apenas o zagueiro Ibrahima Konaté e o meio-campista Aurélien Tchouaméni começaram jogando.
Precisando vencer para sonhar com a vaga, os tunisianos aproveitaram a falta de ritmo dos jogadores franceses que jogaram pouco no Mundial e partiram para o ataque.