O ator Pedro Paulo Rangel faleceu na madrugada desta quarta-feira (21), aos 74 anos. Ele estava internado na UTI da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, em tratamento de um quadro de doença pulmonar obstrutiva crônica.
O artista enfrentava uma doença pulmonar desde 2002 e havia sido internado no início do mês de novembro, para tratar do quadro. No último dia 14 de dezembro, a sedação foi suspensa em uma tentativa de extubá-lo. Na ocasião, os médicos afirmavam que o quadro do ator ainda era grave.
Nascido no Rio de Janeiro em 29 de junho de 1948, Pedro Paulo Marques Rangel era morador do Rio Cumprido, na Zona Norte da cidade, quando teve o primeiro contato com o teatro, aos 11 anos. Fascinado com a descoberta, decidiu ser ator. Foi nessa época que escreveu uma peça para que pudesse atuar: “Quando os Pais Entram de Férias”.
Mais tarde, no grupo de teatro da Igreja de Santa Terezinha, conheceu o ator Marco Nanini, com quem estudaria no Conservatório Nacional de Teatro, atual Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
O primeiro contato de Pedro Paulo com o teatro profissional foi em 1968, na peça “Roda Viva”, de Chico Buarque, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa.