Passados nove meses da sanção do novo Plano Diretor de Natal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) já teve 28 consultas prévias sobre viabilidade para construções dentro das novas regras, que geraram 16 processos de licenciamento em análise. Dos projetos de novos empreendimentos examinados pela pasta, 12 estão projetados para a zona Sul da capital e outros quatro para a zona Leste. Os números foram obtidos com exclusividade pela Tribuna do Norte através de levantamento produzido pela pasta nesta semana.
Conforme os dados, de março a dezembro, repassados pela Semurb, os novos processos estão distribuídos pelos bairros de Ponta Negra (6), Lagoa Nova (3), Capim Macio (2) e Pitimbu (1), na zona Sul de Natal; e Petrópolis (4), como o único da zona Leste da capital. De acordo com o titular da secretaria, Thiago Mesquita, a maior parte desses projetos é de projetos de habitações multifamiliares, como condomínios residenciais.
“Toda a cidade ficou com prescrições mais interessantes para quem vai investir. Agora a corrida por bairros que tem o valor do metro quadrado mais interessante viabiliza economicamente os empreendimentos. Então é natural que nesses bairros com a venda do metro quadrado mais caro se tenha uma corrida inicial maior em busca da lucratividade. Agora, naturalmente, quanto mais vai passando os prazos, mais vai se tendo olhares para outros bairros que, mesmo tendo o valor do metro quadrado menor, passam também a serem atrativos, porque lá diminui a concorrência”, explicou Thiago Mesquita.