A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), reforçou o que disse o chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), e descartou o debate sobre revisão da reforma da Previdência Social não está na agenda do governo Lula. O assunto veio à tona após uma declaração do ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT). Ao assumir o comando da pasta, o pedetista falou em discutir a “antirreforma” da Previdência, em referência às regras aprovadas em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro.
Para Tebet (foto), Lupi expressou uma “posição pessoal” sobre o tema. “Eu não vi em nenhum momento na campanha, e andei com o presidente Lula durante boa parte do segundo turno, essa agenda de uma possível revisão da reforma da Previdência sendo colocada, nem no programa de governo nem na fala do presidente”, afirmou ela, na saída da cerimônia de posse de Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente, nessa quarta (4).
A emedebista também falou sobre as expectativas sobre a primeira reunião ministerial do novo governo, marcada para amanhã. “É importante entender que, neste primeiro momento, cada ministro está tentando se ajustar, e essa reunião ministerial vai deixar claro o posicionamento do presidente Lula”, disse Tebet, que assume oficialmente o comando do Ministério do Planejamento hoje.
O Antagonista