A Páscoa está recheada de otimismo. A expectativa das empresas é de que as vendas aumentem até 30% em relação ao ano passado – que já foi considerado excelente por conta da retomada econômica pós-pandemia. Só nos primeiros nove meses de 2022, esse mercado movimentou mais de R$ 7 bilhões no país.
Uma pesquisa, encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), aponta que o setor de chocolates cresceu 10,3% no total de unidades comercializadas entre janeiro e setembro de 2022. Ao todo, foram 1,75 bilhão de itens vendidos. Consequentemente, o faturamento também aumentou: foram R$ 7,2 bilhões — uma alta de 16,3%.
Como de costume, os negócios ampliam a mão-de-obra nas datas sazonais para dar conta da demanda. A contratação dos funcionários temporários para a Páscoa começou já no semestre passado. A estimativa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) é de que a contratação de temporários no Brasil cresça 8% e ultrapasse 830 mil vagas, sendo 65% na indústria, 25% no setor de serviços e 10% no comércio.