O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) apresentou, nesta quinta-feira (16), uma representação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro à Polícia Federal. O parlamentar, hoje na base de Lula, pede que a PF investigue um esquema de desvio de verbas envolvendo gastos com alimentação pela Presidência da República. A notícia foi publiada pel'O Antagonista, veja o vídeo acima:
Kajuru apresenta, em 50 páginas, dados extraídos das despesas com cartão corporativo do governo anterior, revelados recentemente pelo meio da Lei de Acesso à Informação . A partir disso, o senador sugere haver inconsistências nos gastos, como uma única lanchonete na cidade de Manaus que vendeu R$ 42 mil em refeições em um único dia.
Há também outro caso envolvendo um restaurante de pequeno porte em Boa Vista que teria fornecido 654 marmitas e 2.964 lanches à Presidência da República no dia 26 de outubro de 2021. O senador conclui que há a “existência de uma rotina obscura nas contratações realizadas pela Presidência da República” nos anos que Bolsonaro esteve no cargo.
“É inegável que houve uma rotina obscura nestas despesas, uma série de fatos que se repetiram em diversos locais e o objetivo era conseguir documentos que trouxessem uma capacidade de legalidade aos desvios”, escreve Kajuru .