Nesta sexta feira (28), os trabalhadores/as em educação de Bento Fernandes/RN foram com a direção do SINTE/RN Regional de João Câmara na luta pela educação.
A categoria reivindica melhores condições de estruturas nas escolas, transporte escolar de qualidade, merenda escolar e o pagamento do Piso do Magistério de 14,95%.
É um verdadeiro caloteiro da educação.
Saiba quais os motivos que levam os/as trabalhadores/as em Educação da rede municipal de Bento Fernandes irem as ruas, vamos elencar:
I) As escolas não tem as condições mínimas de funcionamento, pois não tem carteiras adequadas, teto nem piso com segurança;
II) A merenda é de péssima qualidade, não se serve uma alimentação consistente nem nutritiva aos/as estudantes;
IV) Os professores/as tiram do próprio salário defasado dinheiro para comprar material de expediente e pedagógicos pois as escolas não tem, impedindo que o/a professor/a possa desenvolver uma boa aula;
V) Os professores/as estão com uma defasagem no seu salário só de reajuste do Piso do magistério que não é concedido, já se soma 48,19%, pois se calcula os 33,24% de 2022 e os 14,95% deste ano, onde o do ano passado está judicializado e este ano até a presente data o prefeito Junior Marques não apresentou nenhuma proposta;
VI) Os/as funcionários/as também estão prejudicados, pois existe um Plano de Carreira aprovado e que nunca foi cumprido com esta categoria tão importante no funcionamento de uma escola.
Esses são alguns pontos importantes, o prefeito Junior Marques não tem o mínimo respeito com a educação, iniciando com os seus profissionais que não os valoriza. Inclusive, tem visitado as escolas segundo relatos de professores/as numa tentativa de intimar os mesmos de irem para a luta em busca de seus direitos.