terça-feira, 9 de maio de 2023

FOTOS/João Câmara: Especialistas comentam sobre Obra na Praça Baixa Verde

 Pode ser uma imagem de 1 pessoa e monumento     Praça Baixa Verde, Centro de João Câmara, RN (Foto: Drone do Montoril)

A Obra iniciada na Praça Baixa-Verde está gerando discussões e crítica na cidade de João Câmara. As críticas se dão a partir de argumentos históricos, urbanísticos e de engenharia. O blog do Montoril ouviu um professor de história e um Engenheiro Civil de transportes para entender os problemas dessa Obra.

A primeira entrevista foi com o  Engenheiro Civil Caique Ferreira Borges, o qual atua como pesquisador na área de transportes no Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN).

Do Blog do Montoril: Para você, há demanda para criar novos estacionamentos no Centro de João Câmara?

Não, pois a criação de novos estacionamentos se torna um estímulo ao uso do automóvel particular, o que aumenta o fluxo de carros no centro, podendo gerar tumulto e desorganização.

Atualmente diversos urbanistas discutem o custo social dos estacionamentos gratuitos, pois eles ocupam um grande espaço do solo urbano e estimulam a utilização dos automóveis que não são usados nem 95% do tempo. A não existência de mais estacionamento gratuito pode diminuir a utilização do automóvel e aumentar o uso do transporte a pé e de bicicleta.

Outro ponto crucial, é que os urbanistas e engenheiros de transportes pelo mundo estão preferindo reduzir o número de rodovias e estacionamentos para aumentar os espaços de convivência (praças, áreas de lazer, quadras e etc.), o que vai de contramão com a obra feita na Praça Baixa-verde, a qual vai retirar espaços de convivência para dar mais vaga a objetos.

Do Blog do Montoril: Existiria alguma alternativa melhor?

Na perspectiva do setor público, o melhor seria pensar na criação de novos espaços de convivência que sejam seguros, gerando emprego para comerciantes e diversão para munícipes. Outra forma de melhorar o Centro da cidade, seria o estímulo a andar de bicicleta e à boa caminhada, o que poderia reduzir a necessidade de estacionamento que só poluem visualmente, ambientalmente e sonoramente a cidade.

Do Blog do Montoril: Não é visto placa informativa do que se trata a obra na praça, o que você acha dessa situação?

Acredito ser um grande equívoco, pois a fiscalização da população é de grande importância para a gestão pública e transparência é o primeiro passo para isso ocorrer.  Além do mais, placa informativa é obrigação por lei, conforme o artigo 16 da Lei Federal nº 5.194/66, logo, não é facultativo a disposição da placa.

Além da parte técnica da engenharia, há críticas quanto ao apagamento histórico que essa Obra pode gerar, e foi por isso que pedimos a opinião do historiador Geraldo Zacarias de Andrade.

Qual a importância histórica da manutenção da Praça Baixa-Verde?

A Praça Baixa-Verde fica localizada no centro comercial da cidade de João Câmara, RN. Construída na gestão do ex-prefeito Aldo Torquato e inaugurada pelo mesmo em 31 de outubro de 1981, conforme está na placa.

Portanto, ela já é parte da história da cidade, sendo uma obra que traz, na sua essência, memórias coletivas da nossa cidade. 

Infelizmente, a Praça encontra-se interditada para uma reforma, ou seja, uma descaracterização e desconstrução de mais uma de nossas memórias históricas. Uma vez executada essa reforma/deforma será descaracterizada física e culturalmente e para finalizar, isso é uma verdadeira agressão à memória histórica.

 

Por Marco Montoril

Pode ser uma imagem de monumento e textoPode ser uma imagem de rua, multidão e estradaPode ser uma imagem de 2 pessoas e ruaPode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e rua    Praça Baixa Verde, Centro de João Câmara, RN (Fotos: Drone do Montoril)

Via blog Montoril

VIZOOM JOÃO CÂMARA

VIZOOM JOÃO CÂMARA
Moda masculina, feminina e infantil

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478  -   99401-7616
Lapac Saúde/beleza Laboratório de Análises Clínicas e Clínica Médica que atua em João Câmara, no Potengi e RN. Conforto, tecnologia e atendimento humanizado.