O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte emitido nesta sexta-feira (19), mostra que dos 33 trechos analisados dez encontram-se impróprios para banho na Grande Natal. Desses trechos, seis deles são na capital potiguar.
Os pontos identificados como impróprios são: Redinha (Rio Potengi); Praia do Forte; Praia do Meio (Iemanjá); Praia de Areia Preta (Praça da Jangada); Ponta Negra (Morro do Careca e Final do Calçadão), em Natal; Pitangui, em Extremoz; Rio Pium (Balneário Pium e Ponte Nova), em Parnamirim e Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta.
Foram coletadas e classificadas 33 amostras de água em pontos distribuídos na faixa costeira dos municípios de Extremoz, Natal, Parnamirim e Nísia Floresta, a fim de informar aos banhistas as condições das praias monitoradas.A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas. A classificação tem por base as normas estabelecidas na Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.
O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.