quarta-feira, 21 de junho de 2023

Exame toxicológico para motoristas de ônibus e caminhão tem novo prazo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com vetos a lei que inicia nova contagem de prazo para obrigatoriedade de exame toxicológico - a cada 2 anos e 6 meses - a partir da obtenção ou revisão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E. A nova lei traz 1º de julho de 2023 como início da exigência, que na lei anterior seria contada a partir de 12 de abril de 2021.

A mudança no artigo 148-A do Código Brasileiro de Trânsito, que estabelece a obrigatoriedade do exame para motoristas nestas categorias e com idade inferior a sete anos, foi feita ainda em 13 de outubro de 2022, mas, em razão da pandemia de covid-19 , passaria a vigorar posteriormente. Uma nova proposta de lei reviu o prazo, que não foi considerada suficiente.

A nova proposição aprovada pelo Congresso Nacional prévio ainda debita como o pagamento de multa cinco vezes o valor da infração gravíssima, atualmente em R$ 1.467,35, além de sete pontos na carteira, caso o motorista não fizesse o exame no prazo de 30 dias , em caso de renovação.

A penalidade foi considerada desproporcional e vetada pelo Executivo, mesmo que o condutor tenha dirigido no período veículos das categorias que venceram o exame. 

Também foi vetado o dispositivo que previna o impedimento de dirigir qualquer veículo ou motorista que teste positivo, até a obtenção do resultado negativo em novo exame, por penalizar o motorista não apenas nas categorias em que o exame é exigido.

relação trabalhista

Também foi vetada a parte da lei que determinava ao Ministério do Trabalho e Emprego a função de regulamentação da lei para a aplicação dos exames toxicológicos, em 180 dias.

A ideia é que a fiscalização fosse feita por meio do registro dos exames no sistema eletrônico das obrigações trabalhistas, mas o Código Brasileiro de Trânsito já prevê formas de fiscalização e não haveria necessidade de nova regulamentação.

Policiamento ostensivo

A lei aprovada pelo Congresso Nacional também permitiria o policiamento ostensivo aos agentes de trânsito não vinculados à polícia ostensiva de trânsito ou à Polícia Rodoviária Federal, mas o item também foi vetado pelo presidente, que considerou que o conflito, e questionamento da legalidade das competências de outros órgãos de fiscalização de trânsito, podem causar até mesmo a interrupção do serviço.

Agência Brasil

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