Lula participou neste sábado (8) de encontro com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, durante sessão de encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia.
No evento, o petista afirmou que os oito países com floresta amazônica podem assumir o compromisso de zerar o desmatamento na região até 2030.
“Meu governo está comprometido a zerar o desmatamento até 2030. Esse é um compromisso que os países amazônicos podem assumir juntos na cúpula de Belém”, disse.
O presidente também exaltou a Cúpula de Belém, que será realizada em agosto para debater os problemas ambientais da região.
“A Cúpula de Belém será um momento de correção de rota. A abertura às autoridades locais e à sociedade será um componente essencial dessa nova OTCA [Organização do Tratado de Cooperação Amazônica]. É preciso valorizar o papel dos prefeitos, governadores e parlamentares. Não se faz política pública sem participação de quem conhece o território.”
Sem dar detalhes, Lula citou ainda a criação de um parlamento amazônico e falou na proposta de um “observatório regional da Amazônia” para sistematizar e monitorar dados dos países da região.
O encontro de hoje na cidade colombiana de Letícia é visto pelo governo federal com um esquenta para o evento que será realizado na capital paraense.