Na manhã desta terça-feira (22), o SINTE/RN Regional de João Câmara, reuniu-se mais uma vez em assembleia com os/as trabalhadores/as em educação da rede municipal de João Câmara/RN, para tratar sobre a negociação do Piso do magistério de 2023, no índice de 14,95%.
A categoria por unanimidade rejeitou, mais uma vez, a proposta da gestão que insiste em apresentar uma proposta que desde o início do ano já foi rejeitada, que seria pagar 5% agora em Agosto, 5% em outubro e 4,95% em dezembro. Sem citar retroativo e a correção do 13° salário.
Na assembleia de hoje, a categoria se sentiu desrespeitada e humilhada pelo prefeito que é professor. Nesse sentido, alguns encaminhamentos foram deliberados e aprovados em assembleia, como:
I) a partir de sexta-feira (25/08) cumprir apenas com meio expediente nos três turnos em toda rede municipal por tempo indeterminado, sendo: manhã até 9:30h, tarde até 15:30h e a noite 20:30h, porém, os trabalhadores/as permanecerão nas escolas fazendo mobilização;
II) Tirar dias para fazer mobilização nas ruas/comunidades;
III) Sexta-feira (25) realizar um ato público na rua com caminhada no centro da cidade.
Obteve 98% dos votos favoráveis, 1 contra e 1 abstenção.
Vale salientar que a prefeitura e a secretaria de educação serão notificadas pela direção do SINTE, dando o prazo legal de 48 horas para se iniciar o trabalho em meio expediente como advertência ao desrespeito do prefeito Manoel. A direção do SINTE deixa aberto o diálogo para que o gestor chame o sindicato e aceite uma das várias contrapropostas que a categoria já enviou.
Um acordo também na assembleia foi de que só se aceitará negociar o Piso e retroativo juntos.