A proposta de direção de arte para a 10ª Mostra de Cinema de Gostoso foi baseada no briefing e em palavras-chaves tais como: democrático, popular, natureza, formativo, interativo, ao ar livre, agregador, tecnológico e regional. Elas foram sugeridas pela Heco Produções, que nos inspirou a convidar a artista Mariana Zanetti para colaborar com seus desenhos.
A partir do nosso direcionamento e conversas, recebemos da Mariana personagens híbridos, que criaram uma atmosfera para a identidade da 10ª Mostra e um imaginário da mágica interação entre a visão do público, que assiste aos filmes ao ar livre, e dos realizadores, que trazem seu olhar sobre o mundo.
Traduzindo a diversidade de estilos, linguagens, origens e recursos, personagens variados – híbridos de humanos (mas não só) e câmeras – são trazidos pelos fluxos da cultura e da arte até um público festivo, representado por olhos de diferentes formatos e posturas, na praia de gostoso.
Os desenhos dos personagens foram feitos com lápis dermatográfico preto e depois coloridos digitalmente. A textura do lápis lhes confere um traço expressivo e gráfico. A tipografia com movimentos sinuosos e linhas angulares bem como a paleta de cores solares, laranja e roxo, reforçam o ambiente de celebração e encontro.
Identidade da 10ª Mostra de Cinema de Gostoso: Luciana Facchini e Marina Oruê – Ilustração: Mariana Zanetti
No ano em que a Mostra de Cinema de Gostoso celebra 10 anos, o evento tem a honra de contar pela primeira vez com o patrocínio fundamental da Petrobras, que também está em celebração pelos seus 70 anos.