De acordo com o biólogo Guilherme Longo, da UFRN, o swell é o processo de formação de onda e ele não depende do tamanho dela. Ainda segundo o professor, esse fenômeno é bastante comum em ilhas oceânicas e geralmente são formadas por tempestades em alto mar que vão se propagando e distanciando do ponto inicial da tempestade.
“Se for na região das urcas, a própria formação geológica de lá favorece essa formação algumas vezes. A onda vem vindo, encontra a bancada das urcas e sobe formando essa onda grande”, explicou o biólogo.
Ainda conforme Guilherme, não dá para dizer que a onda registrada pelos operários em Guamaré é uma onda gigante, ela somente é maior que as ondas comuns. “As pessoas podem confundir com tsunami mas não é”, concluiu o biólogo.
Os operários acreditam que esse Swell pode ter surgido na Urca do Minhoto que fica a 29 km da costa de Guamaré.
O município, localizado na Costa Branca Potiguar, fica a 173 km de Natal e é um dos maiores produtores de petróleo do país. Não há informações sobre quando o vídeo foi registrado.
Entenda o que é um swell:
São ondas formadas em tempestades distantes que percorrem longas distâncias até chegar numa praia. Ao longo dessa viagem formam-se séries de ondas marinhas lisas e uniformes. Em geral, swells podem produzir ondas com alturas que variam de alguns centímetros a alguns metros, dependendo das condições.
Ponta Negra News