Destinos litorâneos nacionais, como Porto de Galinhas e Natal, estão entre os primeiros lugares no roteiro dos brasileiros para comemorar o Natal e o Ano Novo. É o que aponta um levantamento realizado pela agência online de turismo, ViajaNet, que apurou o volume de pacotes (passagens e hotéis) para os dias 23 de dezembro a 1 de janeiro de 2024.
A pesquisa revelou que a procura por locais de veraneio representa 60% das preferências dos passageiros para as datas comemorativas de fim de ano. Na lista, o litoral nacional não fica para trás, com quatro destinos. Por sua vez, nas viagens para o exterior, os turistas preferem visitar locais mais próximos ao Brasil. Localidades perto do mar também aparecem como prioridades, mas quem se destaca é o frio norte-americano.
De acordo com a CMO do ViajaNet, Daniely de Oliveira, a preferência pelo litoral brasileiro é típica da época, mas a inclinação é para viagens que cabem no bolso. “Esse ano, os voos domésticos bateram recorde em volume de transporte de passageiros desde 2015. As pessoas querem conhecer o próprio país, comprando com antecedência e pesquisando ofertas. E esse movimento também impacta o setor hoteleiro, porque, além da passagem, o consumidor está interessado na hospedagem mais vantajosa”, diz.
Os 10 pacotes mais vendidos para o Natal e o Réveillon de 2023 (Divulgação)
As praias nordestinas conquistam o primeiro e segundo lugar na lista para passar as férias do final do ano. Porto de Galinhas, em Pernambuco, e Natal, capital do Rio Grande do Norte, representam juntas 16% do volume de vendas dos pacotes turísticos. Já com 5% das buscas, a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, se situa em terceiro lugar, com Gramado, em quarto lugar, também com o mesmo percentual da metrópole americana, ambos os destinos para quem quer fugir do calor.
Rio de Janeiro, Punta Cana, na República Dominicana, e Riviera Maya, no México, alcançam no ranking 5% das vendas dos bilhetes aéreos e hospedagens, cada uma. E mais tarde na lista, aparece Ilhéus (4%), na Bahia, município com a maior extensão litorânea do estado baiano. Em seguida, representando a América do Sul, Buenos Aires, capital da Argentina, se localiza na sétima posição com 4%. Não muito distante dos argentinos, Foz do Iguaçu, no Paraná, ocupa o décimo lugar.
96FM