O final do ano foi intenso em Riachuelo na discussão do Plano de Cargos e Carreira dos Professores. Isso porque a legislação foi reformulada pela Prefeitura, assimilando integralmente as reivindicações do sindicato dos profissionais da educação e estabeleceu fevereiro como início do novo Plano, que, como o termo diz, proporcionará aos educadores um plano de carreira, substituindo a antiga prática de remuneração baseada apenas no piso salarial.
Entre as mudanças aprovadas, algumas relativas a promoção se destacam:
a) Na promoção vertical, os professores terão um aumento de 40% para os graduados, 10% para os especialistas e 25% para mestres e doutores.
b) Na promoção horizontal, foi implantado o pagamento aos professores por meio de letras, conforme previsto na Lei, prevendo o pagamento de duas letras já em fevereiro, permitindo o reajuste de 6%, ou seja, 3% para cada letra.
Na Câmara Municipal, a aprovação ocorreu de maneira unânime, destacando o amplo apoio à medida. O prefeito Joca Basílio comemorou a medida: “Com a aprovação da nova lei, Riachuelo dá mais um passo significativo na busca pela excelência na educação, proporcionando aos professores um ambiente profissional mais valorizado e estimulante”.
Fonte: O Potengi