O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de passageiros do Município do Natal (Seturn) enviou um ofício à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) informando uma restrição de veículos na avenida Felizardo Moura, entre 16h e 18h30, deixando o trecho exclusivo para o transporte coletivo em dias úteis. A consulta abrange o sentido Quintas/zona Norte.
Em nota, o Seturn pontua que “o trânsito tem se tornado cada vez mais congestionado” e que provoca retenção de ônibus que circulam pelo local. Além disso, frisou que o trecho se trata "de via de extrema importância para o deslocamento diário dos cidadãos no retorno para suas residências".
“Cabe salientar que a PRF e o Dnit já implantaram as sugeridas restrições no sentido Igapó/Quintas no horário das 06h às 08h resultando em sucesso absoluto, por não haver nenhum registro de atraso na programação horária de todas as linhas do transporte coletivo urbano no referido intervalo . Em média, são transportados 105 mil passageiros nas 33 linhas que trafegam pela Ponte de Igapó. Com isso as pessoas estão chegando nos horários programados em seus trabalhos e locais de estudo, mas retornam para casa com longos atrasos devido à retenção dos ônibus”, explicou Nilson Queiroga, consultor técnico da Seturn.
Como medida emergencial, o Seturn sugeriu ainda a implementação de medidas que garantam fluidez no acesso à ponte de Igapó para o transporte coletivo, sendo a colocação da sinalização vertical afixada pelo Dnit, e que seja igualmente implantada na Felizardo Moura no sentido contrário no horário das 16h às 18h30.
A reportagem do PORTAL DA TROPICAL entrou em contato com o STTU, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.