O vereador Hênio Silva propôs a câmara municipal aprovou e o Prefeito de João Câmara sancionou a lei N° 883/2024 que denomina UBS da Comunidade de Assunção “Bevenuto Macedo da Silveira Neto” NUTO DO AÇOUGUE (in memoriam).
Dependências do Palácio Torreão, Gabinete do Prefeito Municipal de João Câmara-RN, 07 de maio de 2024.
MANOEL DOS SANTOS BERNARDO
Prefeito Municipal
CPF: 028***.***-26
Lei oriunda do Projeto de Lei n° 001/2024- CM, de autoria do Vereador Hênio Silva- União Brasil
Biografia de NUTO DO AÇOUGUE (in memoriam).
Bevenuto Macedo da Silveira Neto, o Nuto do Açougue, é natural de Santa do Matos, nasceu no dia 04 de março de 1955, filho de Francisca Creuza Macedo Silveira e Seu José Adones Silveira, é o 3° filho de 07 irmãos, criado na sua infância no Sítio Coroas Limpas. Era de família humilde e com poucos recursos, seus irmãos todos aprenderam a ler e escrever, já o “Nutinho”, que pouco tempo passou na escola, tinha que ajudar seu pai e sua mãe na força do trabalho para dá condições de todos irem para a escola, ainda muito menino ajudava no sustento de todos, desde criança teve tino para o comércio, desenrolado, honesto e muito querido, o magrelinho com apenas 12 anos, montava em seu burrinho e já negociava com ovos e galinha pela região.
Na sua adolescência trabalhou na Fazenda Zabelê, fonte de renda extraída do agave, onde de sol a sol foi reconhecido sempre pela disposição e bom humor no seu trabalho, quando alcançou a maior idade, como muitos nordestinos da época, foi tentar a sorte em São Paulo/SP. Rapaz jovem e bom de contas, trabalhou como cobrador de ônibus e com muito esforço juntou seu dinheirinho e retornou para o seu RN. Volta então, para a fazenda Zabelê, que de onde saiu como um peão retorna com seu próprio Motor de Agave e se torna um dos chefes da fabricação.
No final da década de 70, com a expansão das cidades e na busca de crescimento, Nuto vem morar em João Câmara e aqui ele constitui sua família e começa a trabalhar com venda de carne bovina, casou-se com uma bela moça chamada Severina e constituiu 4 filhos desse matrimonio, respectivamente, Michele, Mikael, Mikarla e Mikele. Fundou um dos primeiros açougue da região o “Açougue Baixa–Verde” que até hoje mantém clientes fiéis e de toda região do Mato Grande. Há quase 40 anos morando nesta cidade, adquiriu muitos amigos, o respeito e admiração daqueles que o viram alcançar com muito esforço vários patrimônios, educar e criar seus filhos como exemplo de honestidade e coragem para enfrentar a vida.
Bevenuto fez de João Câmara sua terra, seu lar, onde ele e toda sua família contribuem de forma positiva, seja no cunho social, econômico e cultural desta cidade, é aqui que ele cravou suas raízes, que todos os seus filhos nasceram e que com muito orgulho pretende ficar pelo resto dos seus dias.
Por Mikarla Silveira, 09 de Abril de 2021
Publicado por:
Márcia Andresia da Costa
Código Identificador:E2DD0C66
Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte no dia 09/05/2024. Edição 3280